Garantir que o produto chegue ao cliente com qualidade é um processo composto por muitas etapas que são fundamentais para o resultado final.
Nesse sentido, a eficiência logística é um fator determinante para quem trabalha no setor de vendas de qualquer segmento, inclusive a indústria têxtil.
Por meio da eficiência logística, é possível alavancar as vendas das empresas do segmento têxtil, ganhar em produtividade, ter economia em muitas etapas e possibilita, principalmente, que a confiança e credibilidade dos clientes.
Para isso, o investimento em softwares especializados, que englobem todos os processos de venda e comercialização de confecção de roupas, com ênfase no processo produtivo, faz toda a diferença na eficiência logística.
Dessa maneira, é possível garantir a qualidade dos produtos cumprindo os prazos estabelecidos. Como isso é possível?
As ferramentas tecnológicas atuam na gestão dos processos e dados gerados pelas operações que serão aproveitados para análises posteriores, sendo fundamentais nas decisões estratégicas da empresa.
Com isso, é possível avaliar o crescimento, performance, controlar custos, estoque, matéria-prima, gerenciar o fluxo de caixa e principalmente a logística.
A eficiência logística pode ser um entravo para as empresas do segmento têxtil. Isso porque os desafios são muitos. A moda é sazonal e sofre mudanças a cada temporada e de acordo com as estações do ano.
Assim, conseguir equilibrar os níveis de estoque de acordo com essas variações ao longo do ano, tendo o mínimo de perdas possíveis de estoque, é um desafio e tanto.
Outro ponto a ser destacado é a diversidade de SKU-Unidade de Manutenção de Estoque, o que significa que para uma peça existem diversas cores e tamanhos e, portanto, o controle no estoque deve ser rigoroso para acompanhamento desses itens, evitando erros nos pedidos dos clientes, problemas no estoque, entre outros.
Dessa forma, um software que facilite o registro de cada item por tamanho e cor, com endereçamento e agilidade na conferência antes do pedido ser enviado para o cliente é fundamental para evitar prejuízos.
Não se pode esquecer também da velocidade das entregas. É necessário um equilíbrio entre a quantidade de pedidos e velocidade das operações para que os custos não ultrapassem os lucros, principalmente, quando o envio é realizado por veículos grandes, com volume grande de produtos.
Também nesse sentido, um software pode auxiliar a avaliar os custos necessários para determinada entrega, analisando, por exemplo, se é mais vantajoso frota de veículos menores com rotas mais eficazes, o que otimiza o tempo e o custo.
O uso de softwares são ferramentas imprescindíveis para quem deseja se manter no mercado da indústria têxtil. É possível otimizar os processos desde o pedido de compra de matéria-prima à consulta online da produção.
Todas as etapas desse processo, como a entrada e saída de matéria-prima, ordem de produção e de serviço terceirizado, controle de matéria-prima consignada, retorno de serviços terceirizados, baixa de produção, controle dos processos de produção, consulta online da produção, por exemplo, podem ser facilmente acompanhados por meio de softwares, o que impacta positivamente nos resultado final.
Em suma, é possível ter um controle minucioso, inteligente e integrado de toda a produção de maneira prática e simples.
Além disso, outros benefícios são a possibilidade de cruzamento em tempo real entre pedidos, estoque e produção, acompanhamento do status da produção de cada pedido, a célula interna ou de terceiros em que se encontra, podendo assim antecipar os prazos de entrega e faturamento.
A confiabilidade de estoque de matéria-prima também é uma vantagem, por permitir a identificação única de cada rolo com fracionamento no uso para várias ordens de produção, o que garante estoque em tempo real sem necessidade de recontagem para inventário.
O gerenciamento contábil e financeiro pode ser executado de maneira integral na empresa por meio de software, com ambiente completo para gestão financeira e contábil.
A tecnologia permite ainda que se evite falhas na expedição através do uso de etiquetas únicas e da rastreabilidade via sistema RFID, o que elimina erros no processo de separação e expedição de pedidos.
Sistema ERP
Não se pode esquecer do Sistema ERP (Enterprise Resource Planning) ou Planejamento de Recursos da Empresa/ Sistema de Gestão Empresarial, em português, que possibilita o alcance máximo de produção.
Trata-se de sistemas que integram os processos de uma empresa, permitindo que se tenha, por exemplo, controle sobre as matérias-primas utilizadas em determinado lote de produção, criar armazenadores variados, movimentar o estoque, transferir estoque entre armazenadores, balanço do estoque por código de barras, controle de estoque mínimo, filtragem das movimentações e relatórios de estoque de matérias-primas, produtos, período, resumido, giro, reposição e movimentação de estoque.
O Sistema ERP pode ainda ser dividido em módulos que facilitarão o cotidiano da empresa, como:
Comercial: Ideal para o controle de ações de compra, estoque, produção e vendas, como pedidos, recebimentos, entradas e saídas de peças, orçamentos, comercialização e entregas.
Financeiro: Realiza o mapeamento da contabilidade bem como de movimentações bancárias da empresa, como contas a pagar, receber, balancetes, operações diversas e outros.
Controle de acesso e permissões: Determina quais usuários da plataforma terão acesso e o tipo de função que poderá ser realizada por cada um.
Boletos e duplicadas: É possível também, gerar títulos de pagamentos que deverão ser encaminhados ao banco ou aos clientes. Assim, é possível garantir o controle de todos os pagamentos recebidos.
Assim, é possível concluir que o uso da tecnologia para potencializar a indústria têxtil é um diferencial para quem deseja se diferenciar no atual mercado competitivo e em meio a uma crise que ronda todos os setores da economia.
Priorizar a qualidade dos produtos e serviços depende também do funcionamento interno adequado das empresas.
É preciso que todas as etapas sejam realizadas de maneira ágil e segura, para que o resultado final seja o esperado pela empresa e, principalmente, pelos clientes.
Por conta disso, o investimento em tudo o que há de inovador e que possa potencializar e melhorar o atendimento e os serviços de uma empresa da indústria têxtil é fundamental.
Então clique aqui e saiba mais sobre o Sistema para Confecção da OrganizaTextil!