Ter sobras de roupas no final da coleção é algo que ninguém gosta de ver. Porém, é preciso manter a cabeça no lugar, e tentar avaliar o motivo exato destas sobras estarem presentes.
Será que o sucesso da coleção foi superestimado e a loja encomendou mais do que deveria? Ou será que o produto não foi de agrado dos clientes, que não compraram? Saber essa resposta com exatidão é um grande desafio, e algo que a indústria da moda precisa responder
Ter sobras no final de uma coleção é um problema muito grande. Não vender os produtos que a loja se propõe nunca é positivo, mas nos casos das coleções mais específicas, essa situação é ainda mais grave.
Normalmente, cada coleção é única, fazendo parte de uma época do ano, ou tendo algum tema bem específico.
O problema é que isso é determinado por um período de tempo relativamente curto, e uma vez que ele acabe, as peças restantes perdem muito o seu valor.
A demanda cai vertiginosamente, fazendo com que a única solução seja diminuir os preços. Dependendo da quantidade de peças, esse prejuízo pode ser um verdadeiro desastre.
Por isso, essa situação deve ser evitada de qualquer maneira.
O primeiro passo para isso é entender muito bem a demanda do mercado. Como a indústria da moda pode fazer isso? Informação.
A informação é a base para as melhores decisões. Por isso, o estudo de mercado é determinante em evitar que seja produzido mais produto do que o necessário.
Felizmente, as empresas têm à sua disposição uma enorme gama de dados sobre o seu público, que podem ser recolhidos e interpretados para chegar nas melhores respostas.
Na maioria dos casos, existe um ponto ótimo de produção. A indústria percebe que é preciso fabricar rapidamente, enquanto a coleção é relevante, uma enorme variedade de produtos com um número relativamente pequeno de unidades.
Isso porque as produtoras não querem “inundar” o mercado de peças muito semelhantes, ou iguais, pois isso diminui o valor individual de cada uma delas, aumentando muito a possibilidade de ter sobras de estoque ao final da coleção.
Essa produção mais específica gera mais um desafio.
Nessa produção tão específica, é preciso ter ainda mais capricho ao gerenciar o processo.
Com um conjunto pequeno de peças é fácil, basta colocar as máquinas para trabalhar e pronto. Já no caso de uma coleção mais específica, as máquinas precisam ser controladas com mais precisão.
É preciso fazer um “setup” muito específico em cada uma delas, para cada roupa, e no tempo adequado.
É preciso estar sempre trabalhando e produzindo todas as peças “ao mesmo tempo”, de modo a garantir que a oferta irá ser variada.
O desafio que surge nessa produção é controlar os custos. Muito setup das máquinas significa mais trabalho, um prazo de entrega um pouco maior e mais custo de produção.
Isso torna necessária a antecipação da produção, gerando lotes ainda maiores, que levam às sobras no final da coleção.
Porém, existe uma maneira de quebrar esse ciclo. Um software especializado na indústria da moda, com foco na produção.
Ele irá ajudar o seu processo a ser o mais preciso possível, ajudando a conquistar a demanda exata, no tempo correto, para que a sua coleção seja um sucesso.
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