Umas das maiores armadilhas que as empresas estão caindo hoje, se referem às inconsistências de suas próprias informações. Mas como é possível, se são geradas a partir das mesmas notas?
A resposta é simples: se a empresa gera o Sped fiscal por determinado sistema, como este não necessita da informação do PIS e COFINS.
Ela provavelmente gera a informação zerada, após isso, gera o sped contribuições por outro sistema, este sim com as informações destas contribuições.
O resultado disso? São dois arquivos enviados pelo mesmo contribuinte, mas com informações que não são coerentes, podendo criar alertas e até mesmo punições.
Este foi apenas um exemplo, mas existem uma série de outros cruzamentos feitos, pelos vários informativos necessários as empresas, Sped Contábil x ECF, DCTF x EFD Contribuições x ECF, entre tantos outros cruzamentos a disposição do fisco.
A gestão fiscal permeia toda a organização, por isso, exerce função fundamental e indispensável para garantir a regulamentação da empresa, bem como proporcionar transparência e clareza nas informações provenientes das atividades organizacionais.
Além disso, a gestão fiscal exerce função importante no que tange ao subsídio de informações gerenciais para que os gestores do empreendimento tenham embasamento para o processo de tomada de decisão.
De modo que, a área tributária tem forte impacto na empresa como um todo e, por isso, não deve ser negligenciada.
A gestão fiscal permite também que a empresa tenha informações para a abertura de novos mercados dentro e fora da sua região de origem.
Pois, uma das suas preocupações é entender o funcionamento da legislação vigente de outras áreas de atuação e/ou regiões geográficas. Isso a torna fundamental para proporcionar o crescimento constante e estruturado das atividades da sua empresa.
Além disso, a gestão fiscal orienta o empreendedor a respeito do melhor caminho a ser seguido na escolha do regime tributário, sempre com a visão de estar de acordo com o seu modelo de negócio, pois, isso proporciona melhor uso dos recursos financeiros.
Como falamos em nosso eBook: "Contabilidade Ainda está na Moda", a contabilidade continua atual e imprescindível.
Temos observado tendências entre terceirização e realização da contabilidade interna, bem como uma tendência de fazer uma contabilidade compartilhada, onde os fechamentos são realizados pelo contador utilizando um ambiente de gestão real da empresa.
Para isto o software ERP deve estar preparado para permitir a geração completa das informações fiscais e contábeis.
Utilizar um sistema único é uma maneira de reduzir riscos e estar seguro de que as informações passadas sejam uniformes e coerentes entre todos os informativos.
Será somente de um aplicativo a missão de gerar os mesmos. Desta forma, se faz necessário as empresas, o uso de sistemas completos e atualizados constantemente como o OrganizaTêxtil, capazes de se adequar as intempéries fiscais.
Agora que você já leu sobre o Risco de Inconsistências no SPED, você procura por uma solução que melhore o seu controle de informações? Seja qual for o tamanho da sua organização, a OrganizaTêxtil pode ajudar.
Então clique aqui e saiba mais sobre o Sistema para Confecção da OrganizaTextil!