RFID ? Etiquetas de radiofrequências e seu uso na indústria
Hoje vamos falar sobre Etiquetas de radiofrequências e seu uso na indústria:
O processo de logística das indústrias é uma atividade complexa, dado que o alto volume de unidades produzidas e os mais diversos modelos.
E variantes exigem controles mais acurados e efetivos, bem como níveis de serviços com baixa margem de falhas e erros.
Nesse contexto, a utilização da tecnologia RFID é fundamental para integrar a produção e o sistema de controle.
Ou seja, união de hardware e software, de modo que, o objetivo principal é aumentar a confiabilidade e consistência dos indicadores de desempenho.
Descubra neste post o que é o RFID - Etiquetas de radiofrequências, suas aplicações e as principais vantagens quando utilizadas nas indústrias, incluindo o segmento têxtil.
O que é RFID
O RFID, sigla para Radio-Frequency IDentification, que significa identificação por radiofrequência é uma tecnologia que consiste em uma etiqueta.
Esta é composta por chips e antenas capazes de responder aos sinais de radiofrequência emitidos pelos transmissores.
A interpretação dos dados ocorre nesse processo da transmissão e recepção da radiofrequência e tais dados são coletados, tratados e armazenados pelos softwares de automação e gerenciamento.
Aplicação do RFID - Etiquetas de radiofrequênciasnas indústrias
O RFID é uma tecnologia que vem sendo aplicada amplamente nos processos produtivos, principalmente, no que é conhecido como Indústria 4.0.
Ou seja, uma nova abordagem de produção e transformação de insumos, cuja característica é a capacidade de comunicação entre produtos e máquinas, o que gera um monitoramento automático entre si.
Nesse contexto, será possível realizar toda a triagem do produto finalizado, desde a saída das máquinas até o processo de embarque para entrega ao cliente.
Essa triagem é muito importante para as indústrias, incluindo as do setor têxtil e confecção.
Vantagens de utilizar o RFID
A utilização da tecnologia RFID em processos industriais e posterior comercialização apresenta inúmeras vantagens aos movimentos operacionais.
Consequentemente, tais vantagens refletem de forma positiva na estrutura financeira da empresa.
Veja a seguir as principais vantagens de utilizar o RFID na indústria:
• Facilidade de rastreamento — seja na fase de industrialização ou do produto finalizado, com a utilização do RFID será mais fácil acompanhar e registrar a sua movimentação.
Sendo sempre com fácil identificação, mesmo que esteja entre outros produtos;
• Melhoria na conferência dos pedidos — a tecnologia permitir a redução de erros e aumenta a velocidade no processo de conferência dos pedidos
De modo que, não necessita de contato visual para realizar tal conferência.
A identificação dos códigos dos produtos é realizada de forma automática e isso é muito eficaz em produtos semelhantes, como os produzidos nas indústrias de confecção.
Dado que, há uma grande variedade de modelos e tamanho dos produtos;
• Melhoria na ergonomia e evita movimentos desnecessários — diferente dos tradicionais códigos de barras que têm a limitação de apenas serem lidos quando o leitor está de frente para a etiqueta.
O RFID tem um perímetro circular para leitura, ou seja, o leitor conseguirá obter os dados da etiqueta do produto independente da posição que o produto esteja. Isso evita movimentos desnecessários pelos colaboradores e poupa tempo nas movimentações;
• Reduz custos — a utilização dessa tecnologia permite reduzir custos, dado que, as etiquetas podem ser reutilizadas várias vezes.
Outro ponto importante é a economia de frete por envios indevidos, ou seja, evita os erros na conferência e expedição, onde apenas os itens constantes no pedido serão enviados;
• Leitura em movimento — muitas indústrias adotam o uso de esteiras movimentadoras de produtos para agilizar a sua produção, e nesse cenário.
A utilização do RFID é um excelente aliado para a otimização do tempo enquanto os produtos estão na esteira, dado que, a tecnologia permite a sua leitura mesmo quando os produtos estão em movimento.
Além das vantagens citadas, a integração com os softwares de gerenciamento como, um sistema têxtil, que é um nicho bem específico, proporciona agilidade e confiança nas operações industriais e comerciais.
Não deixe de automatizar suas atividades industriais e obter melhores resultados com o uso da tecnologia.
Certamente, os negócios que entenderem que os processos mudaram para um nível elevado de tecnologia se destacarão diante o mercado e concorrentes.