Realizar o correto planejamento de vendas é um fator essencial para promover o crescimento das empresas, bem como conquistar uma parcela maior do mercado em que atua.
Além disso, planejar corretamente as vendas permite ao empreendimento realizar a abertura de novos mercados, ou seja, alcançar um público que não atendia anteriormente, mas, que se alinha à filosofia da empresa.
O segmento industrial têxtil também necessita de ter um bom planejamento de vendas, principalmente, por apresentar algumas peculiaridades específicas do seu nicho de atuação.
No entanto, para que esse planejamento seja efetivo é necessária a adoção de um sistema ERP têxtil, pois, essa ferramenta munirá os gestores com as informações necessárias para o correto processo de tomada de decisão.
Por esses fatos, preparamos este artigo em que te ajudaremos a realizar o planejamento de vendas da forma correta, sempre com foco nos melhores resultados.
Analisar e ter atenção aos custos são alguns dos principais pontos que devem ser considerados no processo de planejamento de vendas, visto que, a política de preços e definição do markup tomam como ponto de partida a análise dos custos diretos e indiretos.
No entanto, somente será possível realizar o rateio e a devida apropriação dos custos com a implantação e uso de um bom sistema ERP têxtil, de modo que, os dados serão armazenados e estruturados em tempo real.
A partir dessa análise de custos será possível identificar as abordagens corretas de vendas em relação aos preços que serão praticados junto ao mercado consumidor.
Segmentação do público
As empresas do segmento têxtil apresentam uma grande pluralidade de público-alvo, que em consequência, requer abordagens diferentes para cada grupo no processo de planejamento de vendas.
Nessa segmentação do público deve ser adotada a metodologia do Mix de Marketing — também conhecido como os 4Ps do Marketing, que consiste em:
• Produto — relacionada às características e especificações do produto ou serviço têxtil e a sua relação com as necessidades de um determinado público;
• Preço — definição do preço do produto ou serviço têxtil baseado nos impactos financeiros e psicológicos sobre o cliente;
• Praça — está relacionado aos canais de distribuição, ou seja, a forma de como o produto ou serviço têxtil chegará a um determinado segmento de clientes.
As equipes de marketing e de vendas devem alinhar as estratégias de disponibilização e uso dos canais adequados a cada tipo de produto ou serviço de acordo com a segmentação do público;
• Promoção — espaço em que são adotados os canais de comunicação com o cliente para promover o produto ou serviço têxtil. Inclui as atividades de propaganda, publicidade e demais estratégias de divulgação.
Toda essa segmentação e abordagens devem estar baseadas em informações estruturadas por um sistema de gestão com foco no segmento têxtil, pois, proporcionará um ambiente coeso para a tomada de decisão no planejamento de vendas.
Integração entre pedidos e faturamento
Os pedidos — ponto A — são os manifestos de interesse em adquirir os produtos têxteis da empresa e o faturamento — ponto B — é a conclusão desse interesse.
No entanto, há várias atividades que devem ser executadas entre o ponto A e o ponto B, situação em que entra em cena o planejamento de vendas, pois, vai direcionar as quantidades que serão produzidas, os custos envolvidos, bem como a definição da política de preços de venda.
Assim, um ERP têxtil gerencia de forma efetiva todas essas informações, sem a necessidade de controles manuais — que são passíveis de erros — bem como ajuda a estabelecer um planejamento de vendas com foco em resultados positivos e conquista de mercado.
Como você pode perceber, um planejamento de vendas exerce função fundamental para as empresas do segmento têxtil.
De modo que, tal planejamento deve ser auxiliado por um bom ERP, pois, a produção têxtil apresenta sazonalidades e caraterísticas que variam de acordo com o período e público.
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