As vendas online não param de crescer e, sem dúvida nenhuma, esse cenário continuará em expansão.
Ao contrário do varejo físico, que teve quase 108 mil lojas fechadas em 2016, surgem cerca de 300 novas lojas online por dia, de acordo com dados de pesquisa realizada pela Webshoppers em 2017.
Listamos alguns pontos primordiais para você considerar antes de criar um e-commerce e para que ele dê certo:
O primeiro passo, caso você ainda não tenha estabelecido, é ter bem definido o segmento onde você quer atuar. Isso irá guiar a grande maioria das decisões a serem tomadas posteriormente.
Seja qual for o mercado, o público e os respectivos produtos que você escolher, estude o máximo que você puder sobre eles e pense no que você pode fazer diferente da concorrência.
Assim como centenas de lojas virtuais abrem todos os dias, muitas outras fecham em pouco tempo.
Apesar do desenvolvimento de um negócio online, em muitos aspectos, ser mais fácil do que aqueles que requerem espaços físicos, é importante ter tudo planejado na ponta do lápis.
Logo após a etapa do planejamento inicial, além da escolha da plataforma de site onde você realizará suas vendas, para criar um e-commerce é fundamental contar com um software de gestão adequado a todas as suas necessidades específicas.
É através desse sistema que você e sua equipe terão controle sobre todos os aspectos, como estoque, expedição de pedidos, emissão de notas e avaliação de custos.
É muito importante que o software de gestão seja integrado ao seu site e-commerce, com recursos completos e que possibilitem uma utilização fácil e ágil.
Além disso, a empresa desenvolvedora do sistema deve disponibilizar um suporte acessível e eficiente, para que se houver algum problema técnico, consiga ser resolvido rapidamente, sem afetar as vendas.
A Organiza, por exemplo, atua há mais de 20 anos no mercado, oferecendo soluções específicas para as necessidades do segmento têxtil. Com clientes espalhados em diversas regiões do Brasil, desenvolvemos sistemas de gestão completos, personalizados de acordo com cada demanda.
Outro aspecto que merece grande atenção é a capacitação profissional da sua equipe. Afinal, são eles que cuidarão da maioria dos processos necessários até a entrega final ao consumidor.
Não importa se a sua empresa tem 3 ou 30 colaboradores, cada um deles deve estar sempre atualizado. Quanto mais preparada sua equipe estiver, consequentemente, melhores serão os seus resultados.
Se for montar um e-commerce ou vender algum tipo de produto, não se esqueça de tomar todo o cuidado possível com a logística. Um dos erros primários e mais comuns é a entrega dos produtos, e isso pode acarretar em avaliações negativas nas páginas da sua loja ou em portais como o Reclame Aqui.
Um atendimento inadequado, além de resultar na perda de clientes, pode fazer com que a sua loja seja percebida de forma ruim no mercado.
Para facilitar o cumprimento dos prazos e o envio corretos dos produtos, invista em um bom software de gestão e centralize o fluxo dos pedidos. Para que tudo funcione bem, uma sistema de gestão empresarial é essencial.
Agora que você já conferiu os 4 passos fundamentais para criar um e-commerce, você trabalha ou pretende trabalhar com e-commerce de confecções? Converse com a nossa equipe de atendimento online e saiba como nossos softwares podem ajudar você.
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