O que uma TI interna pode fazer pela sua empresa?

Publicado em

O que uma TI interna pode fazer pela sua empresa?

Um técnico de TI é atualmente o profissional mais requisitado do mercado, todas as empresas que possuem um departamento de informática ou uma TI interna, precisam deste profissional.

Cada vez mais é esperado deles capacitação e experiência, desta forma, procurar um "super Técnico de TI" é o objetivo de muitas corporações. Mas afinal, o que faz o técnico de TI? Vejamos no decorrer do artigo.

O que faz o técnico de TI?

A sigla TI significa Tecnologia da Informação. É um campo de trabalho bastante amplo e sempre crescente, não apenas para grandes organizações, mas para as que querem se manter atualizadas no mercado.

Um profissional de TI, como sugere o nome, trabalha gerenciando informações de uma empresa por meio de uma rede de computadores, que ele mesmo pode criar.

O técnico também lida com desenvolvimento de softwares, processamento de dados e hardwares. Mas não apenas isso.

Ele também resolve problemas técnicos, implanta e administra sistemas e cria soluções para que as empresas possam ter estratégias mais competitivas diante de seus concorrentes.

Como está dividido o setor de TI?

O setor de TI possui três divisões em sua atuação:

  • Infraestrutura - composta por analistas de suporte e administradores de redes;
  • Software - onde estão basicamente os programadores e desenvolvedores;/>
  • Banco de dados - área formada pelos administradores de bancos de dados e de servidores.

O segmento é composto por aspectos não apenas administrativos e técnicos, mas também humanos e organizacionais.

A área de TI é hoje essencial nas instituições e o profissional técnico vai mais além do que apenas cuidar de questões técnicas. Ele cria meios de administrar com segurança as informações, planejando-as de forma inteligente.

 

Como é o dia a dia de um técnico em TI

Nas empresas, o profissional de tecnologia da informação, Seja TI interna ou não, realiza várias tarefas, sendo as principais:

  • realizar a administração do ambiente informatizado;
  • criar regras para utilizar os sistemas;
  • fornecer suporte técnico;
  • desenvolver sites (Web Design);
  • configurar redes;
  • gerenciar equipes que participam nos processos operacionais;
  • fazer o controle de sistemas operacionais e gerenciar bancos de dados;
  • estar sempre se atualizando por meio de estudos que ajudam a lidar tanto com a parte econômica, quanto ambiental da tecnologia da informação.

Como os profissionais de informática podem ser capacitados?

Houve uma evolução na área de TI. O profissional não é mais conhecido como um simples técnico ou o "cara" que cuida da internet quando ela cai, ou ainda, quando os computadores das empresas precisam de conserto.

Ele vai além e cuida também da parte estratégica, o que exige cada vez mais uma melhor capacitação, que permita ter uma visão mais ampla de negócios.

Para isso, é necessário ter no mínimo o ensino médio completo para poder realizar um curso técnico ou uma graduação tecnológica.

Também é essencial ter um curso de inglês, visto que a maioria das nomenclaturas utilizadas no dia a dia da profissão, é na língua inglesa.

Como está o mercado de TI nos dias atuais?

O ramo da tecnologia da informação está cada vez mais em expansão e há muitas possibilidades para quem quiser atuar no mercado de TI.

Há possibilidade de atuação nas empresas públicas, privadas e também no terceiro setor, cujo principal nicho é o de programação de computadores e sistemas.

É possível ainda, para estes profissionais, criar seu próprio nicho de mercado com produtos e serviços novos que tragam um diferencial para sua empresa. Com a globalização, não há limites para aplicação das novas tecnologias.

Então clique aqui e saiba mais sobre o Sistema para Confecção da OrganizaTextil!

Posts Relacionados

Confira um pouco mais do nosso blog abaixo.
#EuVistoBrasil Apoie Essa Idéia

Saiba Mais
Custo Gerencial e Custo Real

Saiba Mais
Máscaras, Eficiência e Crise, 9 Dicas!

Saiba Mais