Um técnico de TI é atualmente o profissional mais requisitado do mercado, todas as empresas que possuem um departamento de informática ou uma TI interna, precisam deste profissional.
Cada vez mais é esperado deles capacitação e experiência, desta forma, procurar um "super Técnico de TI" é o objetivo de muitas corporações. Mas afinal, o que faz o técnico de TI? Vejamos no decorrer do artigo.
A sigla TI significa Tecnologia da Informação. É um campo de trabalho bastante amplo e sempre crescente, não apenas para grandes organizações, mas para as que querem se manter atualizadas no mercado.
Um profissional de TI, como sugere o nome, trabalha gerenciando informações de uma empresa por meio de uma rede de computadores, que ele mesmo pode criar.
O técnico também lida com desenvolvimento de softwares, processamento de dados e hardwares. Mas não apenas isso.
Ele também resolve problemas técnicos, implanta e administra sistemas e cria soluções para que as empresas possam ter estratégias mais competitivas diante de seus concorrentes.
O setor de TI possui três divisões em sua atuação:
O segmento é composto por aspectos não apenas administrativos e técnicos, mas também humanos e organizacionais.
A área de TI é hoje essencial nas instituições e o profissional técnico vai mais além do que apenas cuidar de questões técnicas. Ele cria meios de administrar com segurança as informações, planejando-as de forma inteligente.
Nas empresas, o profissional de tecnologia da informação, Seja TI interna ou não, realiza várias tarefas, sendo as principais:
Houve uma evolução na área de TI. O profissional não é mais conhecido como um simples técnico ou o "cara" que cuida da internet quando ela cai, ou ainda, quando os computadores das empresas precisam de conserto.
Ele vai além e cuida também da parte estratégica, o que exige cada vez mais uma melhor capacitação, que permita ter uma visão mais ampla de negócios.
Para isso, é necessário ter no mínimo o ensino médio completo para poder realizar um curso técnico ou uma graduação tecnológica.
Também é essencial ter um curso de inglês, visto que a maioria das nomenclaturas utilizadas no dia a dia da profissão, é na língua inglesa.
O ramo da tecnologia da informação está cada vez mais em expansão e há muitas possibilidades para quem quiser atuar no mercado de TI.
Há possibilidade de atuação nas empresas públicas, privadas e também no terceiro setor, cujo principal nicho é o de programação de computadores e sistemas.
É possível ainda, para estes profissionais, criar seu próprio nicho de mercado com produtos e serviços novos que tragam um diferencial para sua empresa. Com a globalização, não há limites para aplicação das novas tecnologias.
Então clique aqui e saiba mais sobre o Sistema para Confecção da OrganizaTextil!