Necessidades de Produção

Publicado em

 

Atender os pedidos dos clientes e das lojas dentro do prazo previsto é sempre o maior desafio para a indústria têxtil. O desafio é maior ainda quando o objetivo precisa ser alcançado da maneira mais econômica e eficaz possível, de modo que o resultado seja positivo para a empresa. E por conta disso, é cada vez mais necessário incorporar conceitos como o cálculo de necessidades.

 

 

O que é a produção Just-in-Time?

 

Antes de entender o cálculo de necessidades é preciso entender o que é a produção Just-in-Time. Esse modelo de gestão é uma forma de organizar a produção, de modo a reduzir custos e otimizar os processos.

A ideia por trás deste modelo, é fazer com que a produção seja feita de acordo com a demanda, ou seja, a empresa produz apenas o necessário em um determinado momento. Esse modelo traz diversas vantagens.

 

As vantagens do Just-in-Time (JIT)

 

Produzir apenas o que é demandado é uma ótima ideia. Primeiramente, é diminuída a quantidade de insumos desperdiçados, visto que o modelo visa usar cada recurso com o máximo de eficiência. Existem também um ganho de espaço, necessário para armazenar as matérias-primas e os produtos finalizados, além de ganhos positivos para a logística, tanto no transporte quanto nos sistemas de distribuição.

 

O desafio

 

É claro que esse processo é cercado de desafios. Toda a ideia por trás do Just-in-Time, é ser extremamente preciso na quantidade de produto a ser manufaturado, no tempo ideal para cumprir a sua demanda. Para alcançar essa precisão, é necessário muito esforço e incorporar mudanças na maneira de trabalhar. Felizmente, existem formas de garantir essa precisão e manter o trabalho bem positivo.

 

O cálculo de necessidades

 

É aqui que retorna então o cálculo de necessidades. Esse conceito é uma forma de aplicar o sistema JIT de maneira um pouco mais prática. Essa “fórmula” considera o estoque em processamento em relação ao estoque disponível, de modo a encontrar o equilíbrio perfeito entre ambos.

O sistema do cálculo de necessidade pode ser simplificado da seguinte forma:

Em qualquer operação são considerados alguns parâmetros para fazer a conta, como o plano de produção, que envolve a demanda do cliente e a qualidade do produto. Também é feita uma relação entre a estrutura do mesmo e os estoques, de modo que o segundo seja suficiente para cobrir o primeiro.

Então, essas variáveis são analisadas no cálculo de necessidades, que pode retornar os pedidos de produção e os pedidos de compra de novos materiais, de acordo com a necessidade.

 

A indústria têxtil

 

Enquanto o exemplo acima é mais geral, o JIT é um modelo ideal para a indústria têxtil, tanto no controle de coleções ou para atender pedidos mais específicos e urgentes de certas lojas. Além disso, existem soluções no cálculo de necessidade que se aplicam muito bem nas particularidades desta indústria. Por exemplo, quando ocorre o enfesto, o corte no tecido que será usado para a produção, o cálculo de necessidades pode medir se é necessário reaproveitá-lo, e um sistema de organização pode definir isso automaticamente.

 

Isso significa que o cálculo de necessidades é perfeitamente aplicável e muito bem indicado para o setor de indústria têxtil.

 

É claro que fazer esse cálculo a cada momento e a para os mais diversos clientes ainda não é simples. Por isso que você deve contar com toda a ajuda que puder. Um software projetado especificamente para essa indústria é o ideal para ajudar a resolver esses problemas.

 

Portanto, se quiser saber mais, clique aqui e conheça nossos softwares e serviços.

Posts Relacionados

Confira um pouco mais do nosso blog abaixo.
Eficiência Logística

Saiba Mais
Limite de Crédito: Como Definir ?

Saiba Mais
Organize suas Finanças: Planejado x Realizado

Saiba Mais