Atender as necessidades de produção e das lojas dentro do prazo previsto é sempre o maior desafio para a indústria têxtil.
O desafio é maior ainda quando o objetivo precisa ser alcançado da maneira mais econômica e eficaz possível, de modo que o resultado seja positivo para a empresa.
E por conta disso, é cada vez mais necessário incorporar conceitos como o cálculo de necessidades.
Antes de entender o cálculo de necessidades é preciso entender o que é a produção Just-in-Time.
Esse modelo de gestão é uma forma de organizar a produção, de modo a reduzir custos e otimizar os processos.
A ideia por trás deste modelo, é fazer com que a produção seja feita de acordo com a demanda, ou seja, a empresa produz apenas o necessário em um determinado momento. Esse modelo traz diversas vantagens.
Produzir apenas o que é demandado é uma ótima ideia. Primeiramente, é diminuída a quantidade de insumos desperdiçados, visto que o modelo visa usar cada recurso com o máximo de eficiência.
Existem também um ganho de espaço, necessário para armazenar as matérias-primas e os produtos finalizados, além de ganhos positivos para a logística, tanto no transporte quanto nos sistemas de distribuição.
É claro que esse processo é cercado de desafios. Toda a ideia por trás do Just-in-Time, é ser extremamente preciso na quantidade de produto a ser manufaturado, no tempo ideal para cumprir a sua demanda.
Para alcançar essa precisão, é necessário muito esforço e incorporar mudanças na maneira de trabalhar. Felizmente, existem formas de garantir essa precisão e manter o trabalho bem positivo.
É aqui que retorna então o cálculo de necessidades. Esse conceito é uma forma de aplicar o sistema JIT de maneira um pouco mais prática. Essa “fórmula” considera o estoque em processamento em relação ao estoque disponível, de modo a encontrar o equilíbrio perfeito entre ambos.
O sistema do cálculo de necessidade pode ser simplificado da seguinte forma:
Em qualquer operação são considerados alguns parâmetros para fazer a conta, como o plano de produção, que envolve a demanda do cliente e a qualidade do produto. Também é feita uma relação entre a estrutura do mesmo e os estoques, de modo que o segundo seja suficiente para cobrir o primeiro.
Então, essas variáveis são analisadas no cálculo de necessidades, que pode retornar os pedidos de produção e os pedidos de compra de novos materiais, de acordo com a necessidade.
A indústria têxtil
Enquanto o exemplo acima é mais geral, o JIT é um modelo ideal para a indústria têxtil, tanto no controle de coleções ou para atender pedidos mais específicos e urgentes de certas lojas.
Além disso, existem soluções no cálculo para as necessidades de produção que se aplicam muito bem nas particularidades desta indústria.
Por exemplo, quando ocorre o enfesto, o corte no tecido que será usado para a produção, o cálculo de necessidades pode medir se é necessário reaproveitá-lo, e um sistema de organização pode definir isso automaticamente.
Isso significa que o cálculo das necessidades de produção é perfeitamente aplicável e muito bem indicado para o setor de indústria têxtil.
É claro que fazer esse cálculo a cada momento e a para os mais diversos clientes ainda não é simples.
Por isso que você deve contar com toda a ajuda que puder. Um software projetado especificamente para essa indústria é o ideal para ajudar a resolver esses problemas.
Então clique aqui e saiba mais sobre o Sistema para Confecção da OrganizaTextil!.
Aproveite também para acompanhar a Organiza Têxtil no Youtube.