Indústria Têxtil 4.0 : O que é e quais os seus impactos no controle de produção têxtil?

Publicado em
 
O conceito de indústria 4.0, que se iniciou em meados de 2011, propôs o englobamento das principais inovações tecnológicas, de todos os campos de automação, tecnologia da informação e controle da informação. Todas foram aplicadas aos processos de produção e processos de manufatura, tornando-os muito mais eficientes, customizáveis e autônomos.
 
Foi um grande marco para o contexto das revoluções industriais. Através de fábricas mais eficientes e inteligentes, possibilitou-se inúmeras mudanças na maneira como produtos são manufaturados. Isso acabou trazendo vários impactos em diferentes setores do mercado, em especial da indústria têxtil.
 
O fundamento básico é que através da conexão de sistemas, máquinas e ativos, as empresas começaram a criar redes inteligentes em toda a cadeia, as quais conseguem controlar todos os módulos de suas produções de maneira totalmente autônoma.
 
Isso quer dizer que através de fábricas inteligentes, sua autonomia e capacidade para conseguir agendar suas manutenções, como também prever qualquer tipo de falha em todos os processos e conseguir adaptar as mudanças e requisitos de sua produção, aumentou significativamente. Tornando todo o processo de produção extremamente mais seguro, confiável e extremamente produtivo.
 
Princípios da indústria 4.0 
 
Para desenvolver e implantar a indústria 4.0 é preciso seis princípios diferentes, dos quais irão definir os sistemas de produção, tornando-os mais inteligentes.
 
Capacidade de operação em tempo real
 
Etapa de aquisição e tratamento de todos os dados, de modo instantâneo e que permite tomar decisões em tempo real.
 
Virtualização
 
Produz simulações das quais já são utilizadas, da mesma maneira que é feita em sistemas supervisórios. Porém, a indústria 4.0 auxilia com a existência de cópias virtuais das fábricas inteligentes. O que permite efetuar o rastreamento e o monitoramento de maneira remota, de todo e qualquer processo. Tudo através de sensores que são espalhados por toda a planta.
 
Descentralização
 
Aqui a tomada de decisão pode ser feita por meio de sistema cyberfísico, de acordo com cada uma das necessidades dos processos de produção, em tempo real. As máquinas não recebem somente comandos, e sim podem fornecer diferentes informações sobre diferentes ciclos de trabalho.
 
Dessa maneira, os módulos trabalham de maneira descentralizada, aprimorando todos os processos de produção.
 
Orientação a serviços
 
Por meio da utilização de softwares orientados a serviços que estejam aliados ao conceito da chamada Internet of Services.
 
Modularidade
 
A produção é calculada de acordo com a demanda apresentada, acoplamento e desacoplamento de diferentes módulos na produção. Oferecendo maior flexibilidade no momento de alterar tarefas de diferentes máquinas, de maneira muito mais simples e fácil.
 
Como a indústria 4.0 afetou a indústria têxtil
 
A indústria 4.0 possibilitou diversos avanços tecnológicos, tanto no desenvolvimento dos campos da engenharia, como na tecnologia da informação.
 
Uma mudança que trouxe impactos profundos e que afetou o mercado como um todo. E como se trata de um mercado, que se torna a cada dia mais exigente, a maioria das empresas já perceberam como precisam integrar seus próprios produtos, a preferências específicas de cada um dos seus clientes.
 
Quando uma empresa efetua a customização prévia dos seus produtos por parte de seus consumidores, alia uma nova variável no processo de manufatura. Se torna capaz de levar personalizações para todos os clientes, em especial, conseguir se adaptar às preferências de cada um dos mesmos de maneira muito mais pessoal.
 
As soluções da Organiza Têxtil preveem o uso dos princípios da indústria 4.0, que inclui a tecnologia RFID, integração com máquinas de corte e outros recursos.
 
Clique aqui e entre em contato conosco para maiores informações sobre a indústria 4.0.

Posts Relacionados

Confira um pouco mais do nosso blog abaixo.
Vídeo Aula: Ficha Técnica - Parte V , VI e VII

Saiba Mais
Desafios da Personalização de Produtos

Saiba Mais
Tendências Tecnológicas para 2020

Saiba Mais