Eficiência produtiva, agilidade e qualidade para reduzir custos

Publicado em
Otimizar os processos e rotinas é essencial para qualquer empresa que queira se manter competitiva no mercado. Isso garante uma boa produtividade, redução de custos e possibilidade de entregar produtos e oferecer serviços com maior qualidade. O setor têxtil possui características específicas em sua linha de produção, por isso requer atenção especial.
 
Confira neste post 5 passos para otimizar a rotina da sua confecção e garantir melhores resultados.
 
1º PASSO: Estabeleça metas e objetivos para produção de confecção
 
O primeiro passo para qualquer empresa ter sucesso é estabelecer os seus objetivos. Dessa maneira, a equipe de gestão terá um ponto inicial e um final, estando apta a traçar o melhor caminho possível, seja através de investimentos em maquinário ou em pessoal. Também é importante definir pequenas metas e distribuí-las entre os colaboradores, como número de peças a serem produzidas em determinado período.
 
2º PASSO: Monte um guia de processos no sistema têxtil
 
Padronizar processos é a chave para se manter o controle dentro da linha produtiva. Um guia serve como base para que os funcionários saibam exatamente o que fazer em determinadas etapas da cadeia de produção, evitando falhas, atrasos e prejuízos devidos ao mau uso da matéria-prima.
 
Neste guia devem constar informações como as metas definidas anteriormente, objetivo final, pontos importantes a serem levados em conta e possíveis erros que devem ser evitados. Trata-se, basicamente, de uma checklist passo a passo.
 
3º PASSO: Fortaleça a comunicação
 
Tanto a gestão quanto colaboradores que trabalham diretamente com a produção devem estar prontos para receber feedbacks. Saber ouvir e entender o que trava os processos é essencial para corrigir tais falhas. O seu funcionário é o indivíduo que passa a maior parte do tempo realizando as tarefas, então ele pode saber exatamente o que fazer para otimizar a rotina de trabalho.
 
4º PASSO: Realize avaliações periódicas
 
Se você chegou à conclusão de que precisa otimizar a rotina, então avaliou a empresa e sabe que há alguma maneira de torná-la mais produtiva, e esse é o caminho para o sucesso.
 
A gestão deve estar por dentro de tudo o que acontece no chão da fábrica, saber quais são os funcionários mais produtivos e quais possuem mais dificuldades, além de ter a capacidade de identificar soluções. Realizar avaliações periodicamente é a melhor maneira de saber se as estratégias aplicadas estão trazendo bons resultados.
 
5º PASSO: Otimize a gestão com software têxtil
 
Relacionado diretamente ao que a gestão pode fazer, há a alternativa de integrar a cadeia produtiva a um software têxtil. Essa é um dos modos de garantir controle total sobre tudo o que acontece na indústria, desde o registro de ordens de serviço e controle de estoque, até a expedição de notas fiscais. Confira rapidamente algumas das vantagens oferecidas por esse método de otimizar a gestão:
 

Organização nos pedidos: informa o estágio que determinado item se encontra na cadeia produtiva;

 

Projeção de faturamento: por meio do cruzamento de dados é possível estipular prazos de entrega e rendimento esperado;

 

Controle do estoque: o setor responsável pela compra de matéria-prima sabe em tempo real o status do estoque e pode escolher os melhores momentos para entrar em contato com fornecedores;

 

Reduz erros: é capaz de gerar informações sobre o armazenamento e distribuição dos itens produzidos, garantindo que o produto chegará ao cliente final no prazo definido;

 

Centraliza informações: tudo se encontra disponível em uma única interface simples e intuitiva.

 
 
A OrganizaTêxtil é uma empresa desenvolvedora de softwares voltados especificamente para o setor, com propostas inovadoras de gestão e sistemas para confecção que irão impulsionar a sua produtividade e garantir maior aproveitamento da matéria-prima e mão de obra disponível no seu negócio.
 
 

Posts Relacionados

Confira um pouco mais do nosso blog abaixo.
Vídeo Aula: Ficha Técnica-Parte III

Saiba Mais
Vídeo Aula: Ficha Técnica - Parte II

Saiba Mais
Vídeo Aula : Ficha Técnica-Parte I

Saiba Mais