Qualquer empresa, ao oferecer um produto ou serviço, tem em vista um público-alvo que irá consumir a solução apresentada.
Se estas organizações trabalham através do comércio eletrônico, nada disso muda. Poderíamos classificar as possibilidades de trocas até mesmo na categoria de um Ecommerce B to B ou B to C.
A equação descreve as relações de empresa para empresa (business to business – B to B) e empresa para consumidor (business to consumer – B to C). Os termos não são novidade e existem há muito tempo no mercado.
Contudo, os serviços modernos com frequência desafiam a separação estrita entre as categorias. Quais são, então, as diferenças cruciais entre os dois modelos?
Ecommerce B to B ou B2B
Em resumo temos o B to B, ou B2B, quando as transações comerciais acontecem entre duas empresas.
Isso significa que através da sua plataforma são oferecidos produtos que serão utilizados por outras organizações. Em consequência disso, o que for vendido não terá apenas função de consumo.
Pode ser um item de revenda ou mesmo uma ferramenta/insumo que sirva para outra finalidade produtiva.
Ademais, lidar com este público na sua loja virtual não será igual lidar com o consumidor geral.
Em parte, o motivo para tanto são os sentimentos envolvidos na compra. Sabemos que estes dois públicos carregam motivações diferentes para comprar.
No caso das empresas, o processo tende a ser mais racional e pragmático, levando sempre os riscos em consideração.
Esteja atento a recursos especiais do B to B como a necessidade de cálculo da substituição tributária, seu site B to B deve prever a identificação do regime tributário do cliente final para então definir o preço de venda.
B to C ou B2C
Esta é a transação comercial onde a loja virtual atende ao consumidor final. Aqui é estabelecida apenas uma relação de consumo.
Trata-se de um público-alvo cujos gostos são mais facilmente mensurados do que o anterior - o que impacta na forma como serão divulgados os produtos.
O trabalho de marketing, nestes casos, tende a comportar uma segmentação mais precisa.
Além disso, salvo algumas exceções, o consumidor não tende a tomar a decisão final de compra, de modo totalmente racional.
Pois mesmo que pese a necessidade e vantagem de um produto, a emoção tem grande impacto decisório.
É em função disso que, diferentemente do que acontece no B2B, produtos que não são essenciais podem encontrar grande público
Ecommerce B to B ou B to C - É possível trabalhar com os dois modelos?
Conheça nossas soluções
Você faz parte deste mercado específico e busca por formas de melhorar a sua gestão de Ecommerce?
Nós possuímos soluções desenvolvidas especialmente para a indústria têxtil que atendem à demanda de omnichannel, com as nossas soluções sua empresa vai estar preparada para o canal B to C, B to B, Marketplaces e muito mais!
Então clique aqui e saiba mais sobre o Sistema para Confecção da OrganizaTextil!!