Já faz alguns anos que a realidade empresarial mudou de forma considerável, uma situação que passou de atividades e controles manuais para uma gestão informatizada e com o uso de todo o potencial que a Tecnologia da Informação — TI disponibiliza.
No entanto, para que a sua empresa alcance a efetividade nessa abordagem não basta apenas implantar a tecnologia, mas, é preciso que tenha um constante monitoramento e apoio de um profissional da área.
Para que você entenda a fundo esse tema, preparamos este artigo em que te explicaremos os porquês da sua empresa precisa de um técnico de TI.
A contratação de um técnico de TI pela sua empresa apresenta o grande benefício de ter um profissional da área que vai acompanhar o dia a dia das operações do seu negócio, por isso, o tornará capaz de identificar pontos de melhoria na área de Tecnologia da Informação.
Nesse contexto, o técnico de TI que acompanha a rotina da sua empresa será capaz de realizar um planejamento de implantação ou de expansão de hardwares e softwares de acordo com o perfil e necessidades da sua empresa.
Isso garante ganho de produtividade e economia de recursos físicos e financeiros — elementos essenciais para o seu empreendimento.
É inevitável que as empresas adotem novos softwares e tecnologias ao longo da sua trajetória operacional, pois, a estrutura de TI deve acompanhar a evolução e crescimento do seu negócio.
Assim, quando a sua empresa contrata um técnico de TI passa a contar com o conhecimento de um profissional capaz de ir além da gestão e manutenção da infraestrutura de informática.
Mas age como um disseminador de conhecimentos ao realizar o treinamento e acompanhamento dos colaboradores da sua empresa no processo de ambientação e uso das novas tecnologias e ferramentas.
Outro grande benefício que a sua empresa passa a ter quando contrata um técnico de TI é a diminuição do tempo de inatividade, paralisação e instabilidade no funcionamento na infraestrutura de informática.
Pois, ao contrário de um técnico que presta serviços esporadicamente, um profissional contratado tem suas atividades desenvolvidas diariamente.
Essa característica de um técnico de TI que acompanha todo o horário de expediente da sua empresa permite a ação com antecedência aos principais eventos que possam causar paralisações de hardwares e softwares.
Isso garante a continuidade das operações e evita as perdas financeiras.
E, caso não seja possível agir com antecedência aos problemas de TI, o técnico contratado da sua empresa vai agir de forma mais ágil do que um técnico externo.
Pois, além de vivenciar e conhecer todas as rotinas e peculiaridades da estrutura da sua empresa, não haverá perda de tempo em deslocamentos, pois, o profissional já estará no local de atendimento.
Sabemos então que as vantagens não são poucas de ter um especialista de ti na empresa, mas como mensurar o custo é benefício para decidir pela contratação e não manter 100% terceirizado?
Não existe uma regra, mas um parâmetro simples é o número de teclados (estações de trabalho e servidores que a empresa possui).
Por experiência nota-se que empresas a partir de 15 estações já começam a ter um excelente custo benefício, nestas empresas são evidentes as carências nas áreas citadas acima.
Além de problemas de segurança de informações, atualização de antivírus, de identificar por exemplo, que um setor possui um equipamento superestimado e outro que perde horas e horas mensalmente com um equipamento desatualizado.
Além de não possuir alguém para centralizar informações dos softwares utilizados e auxiliar no turnover da equipe por exemplo.
Dessa forma, ao contratar um técnico de TI, certamente, a sua empresa estará mais preparada para vencer desafios e estar a frente dos seus concorrentes.
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