BLOCO K DO SPED FISCAL
Vamos falar sobre BLOCO K DO SPED FISCAL?
Dor de cabeça a vista:
O BLOCO K DO SPED FISCAL conforme Ajuste Siniep 17/2014 não é uma informação simples de ser gerada.
Ela exige primeiramente que a empresa tenha implantado em todas as fases do processo produtivo um software ou sistema ERP compatível com esta obrigatoriedade.
Este é o primeiro dos impactos desta nova exigência, pois a implantação destes sistemas leva tempo.
O que é:
A entrega a partir de Janeiro de 2016 do registro de movimentações e controle de produção.
Para quem:
Indústrias, empresas equiparadas a indústria e atacadistas excluindo-se empresas optantes pelo simples nacional.
Informações Transmitidas:
Todos os registros de movimentações de produção (ordens de produção), consumo e perdas previstas durante o processo produtivo, estoque no final de cada mês das matérias primas, produtos em elaboração, sub-produtos e produtos prontos.
Ficha Técnica:
O preenchimento da ficha técnica será de extrema importância para o Bloco K, para cada produto produzido serão informados os insumos necessários (aviamentos, tecidos e outros), e indicadas as perdas previstas.
Estas quantidades serão utilizadas para calcular o estoque de matérias primas e produtos prontos no final de cada mês, isto mesmo, ao final de cada mês.
Impacto:
A nova exigência está sendo vista por alguns especialistas realmente como um divisor de águas, mas o que de fato podemos aproveitar deste novo cenário?
A redução da informalidade e o aprimoramento da gestão é o único caminho. O controle da produção e dos estoques, quando realizado de forma adequada, colabora para que ocorra um aumento significativo na produtividade.
Além de uma considerável redução nos custos, proporciona uma visão rápida e segura de todos os processos internos da empresa ajudando a corrigir eventuais falhas que podem gerar desperdício de materiais, atrasos em entregas e, o mais importante, descontentamento dos clientes.
Caminho Sem Volta:
A implantação do Bloco K da EFD, ainda que postergada, acontecerá de fato e não há mais retorno, portanto é necessário que encaremos a situação de frente e aproveitemos a oportunidade para melhorar nossos processos internos, diminuir perdas e custos de produção.
Fonte: Organiza Soluções em Softrware Ltda