A tecnologia da informação é ferramenta básica para toda empresa que pretende manter-se competitiva no mercado.
Implantar estas soluções complexas, no entanto, demanda que o setor apresente uma gestão especializada. E o encarregado da tarefa possuirá, ele mesmo, necessidades próprias.
O problema é que muitos gestores desconhecem o que o responsável pela TI mais precisa.
Ou seja, os recursos e práticas que podem ajudá-lo a realizar o seu trabalho de forma mais satisfatória.
Trata-se de um cuidado que deve acontecer para que os resultados esperados sejam alcançados.
Antes de colaborar com as atividades exercidas por este profissional, os administradores devem entender qual a sua função na empresa.
A função de um gestor de TI é controlar os aspectos informacionais em uma organização. Estes são processados e distribuídos através de redes de computadores.
Por conta disso, ele também lida com o aspecto físico destas soluções. Logo, o seu conhecimento envolve hardware e engenharia de software.
Não obstante, o seu papel vai muito além dos aspectos técnicos. O fator gerencial une os seus conhecimentos da área com o contexto de atuação e necessidade particular do negócio.
Tudo isto para coordenar a equipe de TI, assim como recursos tecnológicos, a fim de otimizar processos e potencializar resultados.
1. Ferramentas de Business Intelligence (BI)
Ao entender as funções deste especialista, fica claro que ele lida com um grande volume de informações. Muitas são inclusive cambiáveis, tornando o cenário ainda mais complexo.
Para lidar com este aspecto do seu trabalho é fundamental adotar ferramentas de Business Intelligence (BI).
2. Acesso à base de dados e softwares para controle de chamados
No tópico anterior começamos a encontrar o que o responsável pela TI mais precisa: acesso à base de dados da organização.
Podem ser, por exemplo, os registros contidos no ERP utilizado pela empresa. Acontece em muitos casos que este acesso é restringido pelos fornecedores ou pela falta de um banco de dados normalizado.
É preciso não apenas ter permissão, mas também uma ferramenta que ajude a acessar estas informações.
Além disso, é fundamental o uso de softwares para controlar os chamados internos da equipe e dos sistemas.
No mercado encontramos até mesmo recursos gratuitos de helpdesk que servem a este fim. Um exemplo é o Spiceworks. Para quem necessita de mais recursos, e dispõe de um orçamento maior, há o Zendesk.
3 - Ferramentas de Integração
É nítido que o aumento de produtividade no processo de desenvolvimento de software e pela melhoria continua de qualidade levou ao largo uso de ferramentas de apoio.
Com isso surgiram inúmeras ferramentas indispensáveis de aplicações variadas que atendem a processos isolados sem integração.
A necessidade de integrar essas ferramentas tem sido um grande desafio, mas também a solução.
Por este motivo, possuir uma ferramenta de integração que seja o mais assertivo possível, dá a garantia para inúmeros benefícios ao processo.
Os benefícios mais evidentes são: a facilidade na troca de informações entre as ferramentas indispensáveis, garantia de qualidade, atualização encadeada de documentos gerados, aumento do controle do projeto, redução de esforço em algumas atividades e melhoria na cooperação entre membros de um projeto.
Como exemplo de uma plataforma de integração conceituada apresentamos a Magic XPI.
4 - Criar a cultura da base de conhecimento
5- Ferramentas para gestão do trabalho
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